quinta-feira, 23 de abril de 2020

25 de Abril da Casa da Achada




Este 25 de Abril, dia em que a Casa da Achada se costuma encher de gente, conversas, canções e abraços, não nos poderemos encontrar, mas, dada esta liberdade condicionada que vivemos, precisamos ainda mais de um farnel para ajudar.

11h-15h:
25 de Abril: esses dois anos
Ouvido de Tísico nº 14
programa sonoro para ouvir de janela aberta
com textos e documentos da exposição «25 de Abril ao ar livre» e as canções do GAC

«25 de Abril – Esses dois anos» será um programa de dois pares de horas, feito a partir da exposição «25 de Abril ao ar livre» (que fizemos na Casa da Achada em 2014 e já circulou por várias terras), a que se misturam as canções do GAC (Grupo de Acção Cultural - Vozes em Luta). É assim um programa sonoro para ouvir de janela aberta, cheio de música e de textos, lidos a várias vozes: Ana Queijo, Catarina Carvalho, Clara Boléo, Diana Dionísio, F. Pedro Oliveira, Francisca Soares, Inês Nogueira, João Rodrigues, Lena Bragança Gil, Marta Raposo, Pedro Rodrigues, Pedro Soares, Rubina Oliveira, Serena Cacchioli, Sónia Gabriel, Susana Baeta e Toni.

16h:
lançamento do jornal PVEC – Processo Viral Em Curso
com intervenções de várias pessoas
sobre liberdade hoje

Às 16h lançamos o PVEC, Processo Viral Em Curso, uma edição on-line a várias mãos em tempos de confinamento, com contribuições de Auretta Pini, Bertran Romero Sala, Diana Dionísio, Eupremio Scarpa, Gianfranco Azzali, Gianni Tamino, Giuseppe Morandi, Jacinto Lucas Pires, João Rodrigues, Jorge Silva Melo, José Smith Vargas, Luiz Rosas,  Mário de Carvalho, Paolo Barbaro, Pedro Rodrigues, Pitum Keil do Amaral, Regina Guimarães, Saguenail, Serena Cacchioli, Sofia Ferreira Andrade, Sónia Gabriel, Yann Prost e ainda poemas de Ernest Hemingway, Franco Fortini, Joseph Brodski, Mário Dionísio e Pier Paolo Pasolini.
Um jornal com poemas, desenhos, contos, reflexões, depoimentos, entrevistas, jogos e passatempos que se poderá ler na internet. Para assinalar com pensamento crítico, humor e poesia este 25 de Abril, já que não nos vamos poder encontrar e conversar em festa e convívio na Casa da Achada, como tem sido hábito de há 10 anos para cá.

18h-24h:
Coro da Achada
lançamento de uma canção em vídeo e outras surpresas

O coro da Achada lança um vídeo e mais algumas surpresas que se ouvem e vêem. Foi a maneira que inventámos para estarmos o mais juntos possível a cantar as lutas de ontem, as refregas de agora e as desejadas emancipações futuras. 

Grupo de Teatro Comunitário
leituras em vídeo a partir do diário inédito de Mário Dionísio

O Grupo de Teatro Comunitário da Casa da Achada lê páginas do diário de Mário Dionísio, revelando os entusiasmos e as dúvidas da época, pela voz de um homem que viveu intensamente a revolução portuguesa e esses meses que se seguiram ao 25 de Abril, em que foi possível tanto do que antes parecia impossível.

Sem comentários: