segunda-feira, 7 de julho de 2014

o caderno


Perdi o caderno castanho da marca vermelha. Tinha lá escritas as notas do secretário, agora irrecuperáveis. Esforço-me por reconstituí-las de memória. Mas antes deixem-me contar-vos como perdi o caderno castanho da marca vermelha.

Num escuro fim de tarde de Fevereiro em Lisboa cruzei-me com um homem (tinha a aparência de o ser, pelo menos) ali ao jardim da Gulbenkian, numa rua lateral, a Marquês Sá da Bandeira, se não estou em erro no nome. Passei por uma pequena porta verde de uma antiga tabacaria abandonada. Levantei a cabeça, vi-o no reflexo do vidro passar por mim. Passei por ele, olhei-o ainda um instante. O estranho homem, cicatriz na testa, mais alto que eu talvez poucos centímetros, magro e seco, fugiu rápido com o olhos vermelhos, fechando o sobretudo preto e puxando a gola numa simulação de frio. Naquele segundo percebi que me tinha desaparecido o caderno castanho da marca vermelha. Ao lembrar-me do seu casaco tremi de pavor, como Edgar Allan Poe me tinha ensinado no livro. Subitamente entendi - aquele homem era eu mesmo. Mas o caderno já não estava no meu bolso.

Sem comentários: