quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Bora mandar sapatos ao Bush!

Bora mandar sapatos ao Bush 1

Bora mandar sapatos ao Bush 2

A li(cita)ção - situação do Ensino Superior

Um texto (não é nosso) que deve ser conhecido. Digamos que é muito didático...
A li(cita)ção

PERSONAGENS:
Leiloeir@
Paulo Teixeira Pinto
Francisco Murteira Nabo
João Picoito
Charles Buchanan Jr
Alun@
Assistente d@ leiloeir@

Leiloeir@ – Boa tarde! Estamos hoje aqui, a pedido do Engenheiro José Sócrates, para leiloar a tão estimada Universidade de Lisboa, devido à falta de financiamento por parte do governo. A partir do próximo ano, a U.L. vai ter um défice de 6 milhões de euros, tornando impossível a gestão pública desta instituição. Estão abertas desde já as licitações. Agradeço que os licitadores não só proponham um valor para a compra, como também se apresentem, especificando por que razão seriam os melhores gestores desta Universidade. O senhor aí, por favor.

Paulo Teixeira Pinto – Então muito boa tarde, o meu nome é Paulo Teixeira Pinto e, como o resto das personalidades aqui presentes, foi-me reconhecido o mérito para estar presente na Assembleia Estatutária que decidirá os destinos desta instituição. Como devem saber, recebi ainda há pouco tempo uma reforma choruda do banco que geria, o BCP, como reconhecimento do meu esforçado trabalho durante vários anos…

Alun@ - Pois, pois… Tem uma gestão fraudulenta e ainda lhe pagam por isso…
Paulo Teixeira Pinto – Para além do mais, comprei agora uma editora, o que significa que participo activamente na produção de conhecimento no nosso país. Como devem imaginar, não tenho muito que fazer ao muito dinheiro que tenho e até fui aluno desta Universidade, portanto acredito ser o melhor comprador. Ofereço os 6 milhões de euros e comprometo-me, em nome de Deus, da Opus Dei e do Rei, a publicar todas as teses e trabalhos de investigação na minha querida editora.

Leiloeir@ – Temos uma primeira licitação. Quem dá mais?

Murteira Nabo – Boa tarde, eu sou o Francisco Murteira Nabo e creio reunir as melhores condições para comprar a Universidade de Lisboa. Nunca fica mal o dono de uma Universidade ter um curriculum tão vasto e extenso quanto o meu. Senão vejamos: fui Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, presidente da Companhia Portuguesa Rádio Marconi, vice-presidente da Sorefame, Secretário de Estado dos Transportes, Administrador da Companhia Industrial de Portugal e Colónias, Ministro do Equipamento Social (Obras Públicas) e Presidente da Portugal Telecom. Neste momento sou: Presidente da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Chinesa, membro da Direcção da Associação Comercial de Lisboa, vogal do Conselho de Administração do Banco Espírito Santo, membro do Conselho de Curadores da Fundação Oriente, Presidente da Direcção da Proforum – Associação para o Desenvolvimento da Engenharia, Presidente da Direcção da Cotec Portugal – Associação Empresarial para a Inovação e membro do Conselho Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação. Fui ainda considerado uma personalidade externa de reconhecido mérito e faço parte da Assembleia Estatutária desta Universidade, não sei muito bem porquê. Também não sei muito bem o que fazer com a Universidade, mas creio que a sua posse ornamentará de forma brilhante o meu curriculum. Assim, a minha licitação será de 6 milhões de euros… e o meu curriculum.

Alun@ - Com tanta coisa para fazer, não compreendo como é que tem tempo para decidir decentemente o futuro da Universidade…

Leiloeir@ – Muito bem, esta licitação superou a anterior. Quem dá mais?

João Picoito – Boa tarde, eu sou o Engenheiro João Picoito e também sou muito dado a currículos. No entanto, o meu é ainda mais interessante do que o do licitador anterior, visto que está intimamente ligado com o ensino superior: sou membro do Conselho Estratégico da Universidade do Minho, membro do Conselho Consultivo do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Professor Catedrático convidado do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, membro do Comité Coordenador do Concurso Nacional de Inovação do Grupo Banco Espírito Santo, membro do Júri de Selecção do Concurso Nacional de Empreendedorismo do Grupo Caixa Geral de Depósitos e Universidade Nova de Lisboa, membro do Conselho Consultivo do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, e do Departamento de Engenharia e Gestão, ambos do Instituto Superior Técnico. Mas tenho ainda uma grande vantagem: sou presidente da Siemens Portugal, cargo de que muito me orgulho e que é uma via aberta para o sucesso desta Universidade, sendo assim possível vender, exportar e negociar todo o conhecimento para que ele seja investido em produtos desta empresa. A minha licitação é de 6 milhões e a oferta de sistemas de comunicações em ligação com o mundo empresarial.

Alun@ - Como se gerir uma Universidade fosse a mesma coisa que gerir uma empresa de telemóveis…

Leiloeir@ – Magnifica proposta por parte do senhor Picoito. Alguém dá mais?

Charles Buchanan – (com pronúncia inglesada) Boa tarde, eu sou o Charles Buchanan Jr e sou o Presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, cargo para o qual fui directamente nomeado pela excelentíssima Administração Norte-Americana, presidida pelo senhor George W. Bush. Ofereço 6 milhões de euros e uma ligação privilegiada às grandes multinacionais norte-americanas, na condição de explorarmos todas as patentes produzidas na universidade. Posso não ter tanto currículo, mas sem dúvida tenho muito mais power!

Alun@ - Yes, you can mr. Buchanan… O problema é mesmo esse!

Leiloeir@ – Deslumbrante!! Bem, penso que será bastante difícil superar esta brilhante proposta… Alguém dá mais 1?... Alguém dá mais 2?... Alguém…

Aparece @ assistente que segreda ao ouvido d@ Leiloeir@

Leiloeir@ – Bem, acabou de me chegar a informação de que temos uma licitação ainda mais alta. No leilão da E-Bay, o banco Santander-Totta acabou de fazer uma altíssima licitação: aproveitando os vários milhares de milhões de Euros que o governo lhe disponibilizou, vai comprar a Universidade, garantindo, assim, que esta saia ilesa da iminente crise financeira. Quem dá mais 1? Quem dá mais 2? Quem dá mais 3? Arrematado para o banco Santander-Totta! Que magnífico negócio! Obrigado pela vossa presença e boa tarde!

Alun@ - Boa! Um banco comprou a Universidade… (raciocinando) Agora peço um empréstimo para pagar as propinas aos mesmos tipos que são donos da Universidade a que tenho que pagar as propinas. E depois ainda tenho que pagar, com juros, o empréstimo que fiz para pagar as propinas aos mesmos gajos a quem tive que as pagar! A formação para a vida inteira torna-se a dívida para a vida inteira… Isto é ridículo!